segunda-feira, 29 de junho de 2009

A mosca Varejeira é perigosa?

A mosca-varejeira é perigosa?
O que é essa disciplina indiana de 5 500 anos e o que ela tem a lhe oferecer?

Sim, ela pode até matar! A varejeira faz parte de uma família de moscas de cor azul ou verde-metálico, as califorídeas, cuja espécie principal é a Cochliomyia hominivorax. Ela utiliza a vítima qualquer animal de sangue quente, incluindo o ser humano como hospedeira de sua prole, depositando ovos onde houver alguma ferida aberta. Ao nascerem, as larvas invadem a pele e se alimentam corroendo os tecidos vivos que encontrarem pela frente, devorando até ossos e cartilagens, diz José Henrique Guimarães, entomólogo do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo(USP). Esse tipo de infecção, chamada miase, é que leva à morte se não for combatida a tempo. Existem dois tipos de miase provocados por essas moscas: a cutâneo-traumática (que ataca a pele) e a nasofaringeana (que ocorre em casos de secreção nasal, principalmente rinite).

A segunda tem maior probabilidade de ser fatal. O animal mais atingido pela varejeira costuma ser o gado, especialmente bezerros, em feridas no local onde foi cortado o cordão umbilical.


1. O lugar favorito para a mosca depositar seus ovos é a borda de um ferimento na pele de um animal de sangue quente

2. Entre 12 a 24 horas depois, as larvas eclodem dos ovos e começam a se alimentar dos tecidos vivos do hospedeiro, cavando a carne até os ossos as cartilagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não escreva palavrões.